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A importância do sono na terceira idade

Ter uma boa noite de sono é fundamental para manter a saúde física e mental. Ás vezes uma noite mal dormida pode acarretar doenças ou até um problema repentino de maior gravidade. Alguns cuidados podem ajudar a minimizar os riscos de uma noite mal dormida ou da insônia. Fique atento para algumas recomendações e dicas que podem te ajudar a ganhar qualidade no sono. Dividimos em blocos de dicas, fique atento a elas e coloque em prática as dicas:

Hábitos que ajudam você a ter uma boa noite de sono.

- Mantenha seu dormitório arejado durante o dia, escuro à noite, sem umidade, sem ruído excessivo e limpo.
- Evite álcool e bebidas cafeínadas.
- Evite luz intensa durante a noite, pois isso pode estimular o alerta e afastar o sono. Entretanto, exponha-se à luz do dia pela manhã, ela pode ajudar a regular seu início do sono à noite.
- Faça refeições leves (não vá dormir com fome nem após ter comido muito).
- Evite exercícios físicos próximos da hora de dormir, mas favoreça a prática adequada de exercícios físicos durante o dia.
- Estabeleça horários regulares de dormir e acordar, segundo o seu organismo. Isso favorece o estabelecimento de um ritmo.
- Não cochile durante o dia (exceto pessoas idosas onde pode ser aconselhado apenas um cochilo à tarde).
- Evite atividades à noite que possam estimular o estado de alerta, como computadores, internet, televisão, leitura, etc.
Obs.: para alguns poucos insones, a TV e a leitura podem até mesmo estimular o sono.
- Banhos quentes devem ser evitados, mas banhos com temperatura morna podem ajudar.
- Evite ler, assistir TV e ingerir alimentos na cama. Use-a principalmente para dormir.

Minutos antes de dormir...

1 - Vá para cama quando tiver sono, se você acha que não sente sono, investigue a que horas você apresenta seu primeiro cochilo no período da noite. Procure deitar neste mesmo horário na noite seguinte.
2 – Se não conseguir dormir ao se deitar, saia da cama e retome a atividade relaxante em ambiente com pouca luminosidade.
3 – Retorne para a cama apenas com sono, para associar a cama com “dormir”.
4 – Não fique controlando o passar das horas no relógio, isso pode acentuar a sensação de não dormir.

A importância dos hábitos

Criar hábitos é a primeira lição quando se tem um bebê. Isso pode funcionar para a terceira idade também. Muita coisa pode melhorar se as pessoas com dificuldade para dormir adotarem um horário certo para dormir, ou seja, sempre ir para cama num horário previamente estabelecido, isso condiciona o corpo a ir “se desligando” quando se aproxima a hora. Nesse momento é interessante que as pessoas adotem pensamentos relaxantes e que evitem pensar em assuntos que as preocupem. Se tiver algum problema doméstico a resolver que o faça na hora ou, simplesmente determine o melhor momento a fazer no dia seguinte. Estar aquecido ou bem agasalhado é essencial para relaxar e propiciar a chegada do sono e sempre é salutar buscar técnicas de relaxamento muscular.

Outra coisa interessante a se ponderar para facilitar o insone na hora de dormir é adotar regras do tipo o uso da cama somente para dormir ou para sexo. Não fazer cochilos durante o dia, ou seja, evitar dormir após o almoço, isso pode ser prejudicial para a qualidade do sono da noite e como foi dito acima estipule um horário para dormir e um horário para acordar.
Dormir é necessário em qualquer idade e dormir com qualidade é uma das preocupações das pessoas que cuidam de idosos.

Mário Luiz Brusque é médico Clínico Geral e Geriatra. Formado pela Faculdade de Medicina do ABC, onde fez residência em Clinica Médica. Especializado em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, fez residência na Santa Casa de São Paulo. É membro do American College of Physicians e é médico contratado no Hospital Israelita Albert Einstein – unidade Alphaville.












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