Hora certa:
 

Colunas

Asma: saiba quais são os cuidados que você deve ter no inverno

O inverno tem início no dia 21 de junho no hemisfério sul e nessa mesma data é o dia Nacional de Controle de Asma
 
O frio mais o ar seco contribuem para crises respiratórias e o cotidiano nos conduz a tantas atividades e preocupações que uma obrigação passa despercebida: a obrigação de cuidar da saúde! Especialmente nesta época do ano, quando a umidade do ar está baixa, a poluição está alta e a variação de temperatura é grande.
 
Nossa ‘árvore respiratória’
 
Toda a árvore respiratória é úmida por dentro. Nariz, boca, laringe, traqueia, brônquios e todo pulmão são úmidos e com uma secreção normal. Esta secreção é fundamental para a troca gasosa, com a entrada de oxigênio e saída do gás carbônico dos pulmões. Com a passagem do ar seco, este rouba líquidos desta secreção. Isto leva a um ressecamento, virando então uma secreção grossa e pegajosa, levando a um prejuízo enorme para o funcionamento normal de todas as estruturas respiratórias. E aí começam a aparecer sangramentos nasais, ressecamento da boca e do nariz, rouquidão e piora da bronquite/asma. Também pioram as rinites – especialmente a rinite alérgica – e as sinusites. A maior e mais temida complicação é a pneumonia, pois, na terceira idade, pode aparecer sem apresentar febre.
 
Como se cuidar no inverno:
 
O Dr. Jamal Azzam, otorrinolaringologista, listou algumas dicas para que as pessoas cuidem bem do sistema respiratório nesta época de clima seco:
 
- Tome sempre muita água! Beber água deve ser uma obrigação independente da sede. Faça isso voluntariamente! Lembre-se o tempo todo de tomar água e lembre também seu parceiro (a) querido(a);
 
- Coloque toalhas úmidas ou bacias com água no quarto de dormir. Isto irá elevar um pouco a umidade do ar e ajudar bastante, inclusive a dormir melhor;
 
- Evite ambientes com ar condicionado, pois este naturalmente resseca as mucosas e, nesta época do ano, gera um problema maior ainda.
 
Viu como é fácil? Mas, agora, a hora é de agir! Proteja seu sistema respiratório e fique mais resistente!
 
O Dr. Jamal Azzam é médico formado pela USP em 1986, com residência médica no Hospital das Clínicas de São Paulo. O especialista tem mais de 30 anos de experiência em atendimentos e cirurgias na área de otorrinolaringologia. Dr. Jamal atende crianças, adultos e idosos de ambos os sexos. É membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e ministra palestras em diversos congressos nacionais e internacionais.
 












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 35.173.57.202 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)