Hora certa:
 

Dicas

Gesto orientado: reeducação do movimento, de Ivaldo Bertazzo, tem lançamento em SP

“O foco primordial de Gesto Orientado – Reeducação do Movimento está no estímulo e na manutenção dos órgãos dos sentidos, que nada mais são do que ferramentas para a nossa sobrevivência e que nos possibilitam conhecer o espaço que nos envolve e fazer interferências. Com os sentidos motores aprendemos a caminhar, manipular objetos, organizar a fala, escrever, construir objetos e adaptar nosso corpo ao meio ambiente. Orientados pelo olhar, percepção sonora, sentido tátil, fala, respiração, pressão térmica e fluxo da circulação sanguínea e vibrações, nosso cérebro amplia e refina paulatinamente seu desenvolvimento e vida. Os sentidos nos ensinam a enfrentar a gravidade, atmosfera nos primeiros meses de vida, nos dirigem para a fala, escrita, uso do espaço e nos tornam únicos, como indivíduos ativos em sociedade. Através dos sentidos também envelhecemos preservando nossa relação com o meio ambiente e relacionamentos humanos”, afirma o autor, Ivaldo Bertazzo.

Essa nova obra do educador e sua equipe (o livro tem a colaboração de Ana Marta Nunes Zanolli, Geni Gandra, Juliana Storto e Liza Ostermayer), lançada pelas Edições Sesc São Paulo, enriquece o aprendizado nas áreas da saúde, esportes, performances artísticas e RH, propõe e ensina, por meio de ilustrações, múltiplos exercícios que atendem às necessidades de professores em sala de aula para estimular as crianças a se concentrar e usar o sistema cognitivo. Voltada também ao adolescente, ajuda-o a diferenciar força e psicomotricidade fina, ou seja, impulso, meta de alcance contrapondo-se à sensibilidade tátil e sonora para o aprendizado do instrumento musical, por exemplo. Orienta o adulto no desenvolvimento profissional e o idoso a preservar o equilíbrio corporal, a manipulação dos objetos, estimulando o labirinto e o cerebelo, para a concentração e memória.
Bebês, crianças, jovens, adultos e idosos passam por ritos de maturidade em que os órgãos dos sentidos devem ser reciclados e fortalecidos. Depois de Corpo Vivo e Cérebro Ativo, Gesto Orientado arremata os subsídios técnicos que o autor construiu para oferecer aos educadores (professores de fitness, ensino formal, arte e esporte) e muitos outros profissionais como fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, o biscoito fino de seu método de trabalho, tecido com a composição de um aprendizado rico saudável.

Ivaldo Bertazzo já rodou o mundo, especialmente a Europa e Ásia, pesquisando o movimento; deu muitos cursos de dança, foi coreógrafo e dirigiu vários espetáculos como “Samwaad” (2005) e “Carrossel das Espécies” (2010). Nos últimos anos tem se dedicado a difundir seu método como autor de livros, ministra cursos de formação para profissionais de diferentes áreas e oficinas da Reeducação do Movimento. Em 2010, lançou o livro Corpo Vivo e, em 2012, Cérebro Ativo.  Gesto Orientado – Reeducação do movimento encerra sua trilogia dedicada ao movimento humano.

Serviço:
Lançamento do livro Gesto Orientado – Reeducação do Movimento - Ivaldo Bertazzo
Data: 9 de novembro de 2014 (domingo), às 18h;
Local: Livraria Saraiva do Shopping Pátio Higienópolis (Av. Higienópolis, 618, Higienópolis – SP)
 












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 3.215.182.36 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)