Hora certa:
 

Dicas

Desenhos de pacientes do Juquery serão expostos no Masp em SP

Até 11 de outubro, 100 desenhos de pacientes do Complexo Hospitalar do Juquery, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, poderão ser apreciados na exposição “Histórias da loucura: desenhos do Juquery”, do Museu de Artes de São Paulo (Masp). Os desenhos, feitos por internos da unidade, fazem parte da coleção do Dr. Osório César (1895-1979), fundador e diretor da Escola Livre de Artes Plásticas, que funcionou no hospital entre 1956 e meados da década de 1970. 

“Esta exposição, em um dos maiores museus do país, demonstra que o Juquery também é uma referência para as artes, e não somente na área de clínica psiquiátrica”, destaca Glalco Cyriaco, diretor do Complexo Hospitalar. A exposição ocorre no primeiro subsolo do museu, com encerramento previsto para 11 de outubro de 2015. O Masp está localizado na avenida Paulista, 1578.

Iniciada no hospital do Juquery, em 1923, pelo psiquiatra e crítico de artes Dr. Osório César, a Escola Livre de Artes Plásticas (ELAP) foi oficialmente criada em 1949, tendo em vista a recuperação e a reintegração dos pacientes na sociedade por meio do desenvolvimento de aptidões artísticas, com propósito eminentemente terapêutico.
Graças à ELAP, o Complexo Hospitalar se tornou um importante palco na utilização das artes plásticas como método terapêutico. Alguns internos passaram a integrar a Escola, onde passavam a maior parte do dia.

Serviço:
Exposição: “Histórias da loucura: desenhos do Juquery”
Data: até 11 de outubro de 2015
Horário: terça a domingo, das 10h às 18h (bilheteria aberta até às 17h30); quinta-feira, das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)
Entrada: R$ 25,00 (entrada); R$ 12,00 (meia-entrada)
Local: Masp – primeiro subsolo
Endereço: Avenida Paulista, 1578 – Cerqueira César












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 34.205.93.2 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)