Hora certa:
 

Notícias

Aché inicia operação do armazém vertical robotizado na planta de Pernambuco com investimento de R$ 45 milhões

A integração digital de toda cadeia de produção na nova planta, desde o recebimento de insumos, armazenagem e embalagem até a expedição, colocam o Aché como indústria pioneira no Brasil a ter todas as soluções em uma mesma planta 
 
O Aché Laboratórios iniciou a operação de seu armazém vertical na planta industrial de Pernambuco, que está localizada no Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho em um terreno de 250 mil metros quadrados. O espaço, que teve um aporte financeiro de R$45 milhões, conta com as mais modernas tecnologias em automação e robotização importadas da Suíça e da Alemanha, o que proporcionará a integração digital em toda a planta, desde o recebimento de insumos, armazenagem e embalagem até a expedição. O processo robotizado com uso de AGVs (Automated Guided Vehicles) e ‘transelevadores’ integrando todo o sistema produtivo é pioneiro no Estado e fortalece as iniciativas da empresa pela excelência na indústria 4.0. 
 
Com a inauguração, os insumos farmacêuticos ativos utilizados pelo Aché e os produtos acabados produzidos pela unidade de Pernambuco passarão a ser armazenados no local. O objetivo da companhia é otimizar o processo de produção em busca de melhorias contínuas na excelência operacional. Segundo o diretor executivo de operações do Aché, Marcio Freitas, a aquisição de equipamentos de tecnologia embarcada 100% on-line e a utilização dos AGVs em sistemas integrados é algo raro de se ver em uma indústria brasileira. "Durante o nosso benchmarking para trazer a tecnologia mais moderna para esta planta, visitamos outras indústrias que possuem armazém vertical automatizado e linhas de alta performance, outras que possuem AGVs, mas somos os primeiros no Brasil a ter todas estas soluções em uma mesma planta", comentou. 
 
A expectativa do Aché é colocar em prática o Sistema MES (Manufacturing Execution Systems) tendo sua primeira fase implementada em 2021 e conclusão total em 2023. O sistema permitirá que a empresa tenha disponível on-line todos os dados de um lote de produto, desde a matéria prima até a sua aprovação, incluindo os dados de rastreabilidade. Outras iniciativas para a excelência na Indústria 4.0 também estão sendo adotadas em outras unidades industriais da empresa pelo país. No estado de São Paulo, a produção de medicamentos líquidos na cidade de Guarulhos (SP) já é 100% automatizada desde 2007 com processos de fabricação e limpeza dos equipamentos e linhas de transferência realizados por meio de receitas eletrônicas gerenciadas por software e interface homem máquina (IHM). 
 
Na outra unidade presente no Estado, na cidade de São Paulo, o Aché também utiliza equipamentos específicos para a produção gerenciados por receitas eletrônicas. 
 
- Aché Laboratórios Farmacêuticos 
 
Empresa 100% brasileira, fundada há 54 anos, o Aché está posicionado entre as maiores corporações farmacêuticas do Brasil, cumprindo o propósito de levar mais vida às pessoas onde quer que elas estejam. Ao manter seu foco em inovação e excelência operacional, disponibiliza ao mercado produtos com reconhecida qualidade, inovadores e acessíveis. Emprega mais de 5.000 colaboradores e possui uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do setor farmacêutico no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais da saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio com 357 marcas em 899 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e isentos de prescrição (MIPs), que cobrem 142 classes terapêuticas e 18 especialidades médicas. Os produtos do Aché, desenvolvidos para registro em mercados altamente regulamentados, estão presentes em 29 países na América Latina, África, Ásia e Europa, dentre eles: Brasil, Arábia Saudita, Argélia, Cabo Verde, Catar, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Emirados Árabes, Equador, Geórgia, Guatemala, Honduras, Japão, Kwait, Líbia, México, Moçambique, Nicarágua, Omã, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Ucrânia, Uruguai, Venezuela, Vietnã. 
 
Possui cinco plantas industriais: em São Paulo, capital; em Guarulhos, estado de São Paulo; em Londrina, no Paraná - empresa Nortis; em Anápolis, estado de Giás - empresa Melcon, nossa mais recente aquisição, e em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Além disso, a empresa possui 25% da Bionovis fruto da joint-venture com outras três empresas farmacêuticas brasileiras. 
 
 












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 3.239.233.139 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)