Hora certa:
 

Notícias

CONITEC abre consulta pública sobre a ampliação do acesso a biológicos para psoríase no SUS

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC) do Ministério da Saúde (SUS) publicou a abertura da consulta pública nº 621, disponível até 14 de dezembro, para a manifestação da sociedade civil a respeito da ampliação do uso de secuquinumabe como primeira etapa de terapia biológica para o tratamento da psoríase em pacientes adultos no SUS.
 
Os tipos de tratamento para psoríase podem ser de uso tópico (pomadas e cremes), oral (sintéticos), fototerapia ou imunobiológicos (injetáveis), que irão variar de acordo com a gravidade da doença2,3. O paciente deve sempre verificar com o médico qual é opção é mais adequada para seu caso e qual trará mais qualidade de vida.
 
Atualmente o Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas (PCDT) contempla apenas a molécula adalimumabe como tratamento biológico de primeira linha de tratamento para acesso via SUS. Outras opções de medicamentos biológicos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), como secuquinumabe, encontram-se em etapa posterior.
 
Na prática, isso significa menos autonomia para o médico no momento de indicação do tratamento biológico para pacientes de psoríase grave. “Cada paciente tem um perfil individual de estilo de vida e resposta imunológica que influenciam na manifestação da Psoríase e, consequentemente, na escolha do tratamento. Para os casos graves, quando o tratamento biológico é indicado, é fundamental contar com diferentes opções de terapias”, explica o dermatologista do Sírio Libanês e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Wagner Galvão.
 
Somente no Brasil, cinco milhões de brasileiros sofrem com a psoríase que deixa marcas muito além da manifestação na pele4. De acordo com dados da pesquisa CLEAR, o impacto da psoríase é muito grande, pois 96% dos pacientes afirmam já terem sofrido humilhações e descriminação e outros 64% que apresentam alguma condição psicológica como depressão e ansiedade, por causa da psoríase5.
 
População pode manifestar sua opinião até 14 de dezembro
 
Para que secuquinumabe também possa ser fornecido como primeira linha de tratamento, juntamente com adalimumabe, a sociedade civil pode participar por meio da contribuição individual via site da CONITEC até 14 de dezembro1.  Na página, o cidadão pode acessar o relatório da Comissão com todas as informações técnicas sobre a consulta em questão antes de manifestar sua opinião.
 
Para participar, é simples, confira o passo a passo abaixo:
 
1.Acesse o site da CONITEC (www.conitec.gov.br);
2.Clique em ‘Consultas Públicas’ no menu lateral esquerdo;
3.Localize a Consulta Pública de número 62;
4.No campo contribuições, clicar em “Experiência ou opinião”;
5.Preencher com seus dados pessoais nos campos 1 a 6;
6.Dê sua opinião com relação à recomendação preliminar no campo 7;
7.Caso queira complementar, você pode especificar sua experiência com o uso de medicamentos biológicos nos campos seguintes;
8.Clique em Gravar no rodapé da página e aguardar a tela de confirmação.
 
 
Referências:

1.http://www.saude.gov.br/sistema-unico-de-saude#:~:text=Sa%C3%BAde%20(SUS)%3F-,O%20Sistema%20%C3%9Anico%20de%20Sa%C3%BAde%20(SUS)%20%C3%A9%20um%20dos%20maiores,toda%20a%20popula%C3%A7%C3%A3o%20do%20pa%C3%ADshttp://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2013/agosto/28/cartilha-entendendo-o-sus-2007.pdf /
[list=1] [*]Sociedade Brasileira de Dermatologia. Consenso Brasileiro de Psoríase 2012 – Guia de avaliação e tratamento. Disponível em  http://www.ufrgs.br/textecc/traducao/dermatologia/files/outros/Consenso_Psoriase_2012.pdf. Acesso em 30/01/2019.    [*]National Psoriasis Foundation. Psoriatic disease: about psoriasis. Disponível em www.psoriasis.org/about-psoriasis. Acesso em 30/01/2019.    [*]Psoríase Brasil. Relatório global sobre a psoríase.  Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/204417/17/9789241565189-por.pdf. Acesso em 01/10/2020. [*]Sociedade Brasileira de Dermatologia.  Disponível em: http://www.sbd.org.br/psoriasetemtratamento/noticias/tratamento/ong-psoriase-brasil-promove-ato-para-chamar-a-atencao-sobre-a-falta-de-tratamento-da-doenca/. Acesso em 01/10/2020. [*]Clear Psoriasis Patient Survey. Disponível em https://saude.novartis.com.br/psoriase/a-psoriase-no-brasil/. Acesso em 30/01/2019 [*]O que é e quando ela ocorre? Novartis. Disponível em: https://saude.novartis.com.br/psoriase/psoriase/saiba-o-que-e-a-psoriase-e-quando-ocorre/. Acesso em 02/10/2020. [/list]












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 3.80.3.192 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)