Hora certa:
 

Notícias

Diretor médico da Moderna garante eficácia da vacina contra variante brasileira

A Câmara de Comércio Brasil-Líbano promoveu na noite desta terça-feira (30/3) um webinário com o Dr. François Nader, diretor médico da Moderna (EUA), empresa de biotecnologia responsável por uma das vacinas no combate à pandemia da Covid-19. O evento foi acompanhado por especialistas da área da saúde, de origem libanesa. Diante dos números da Covid-19, com uma média de mais de 2 mil mortes diárias, Nader se mostrou preocupado com a lentidão do calendário nacional de vacinação, e garantiu que a vacina da Moderna é eficaz contra o combate à variante do vírus encontrada em Manaus.

"Infelizmente, o Brasil não está indo em uma boa direção no combate ao vírus. O que podemos assegurar é que a vacina da Moderna está se mostrando eficaz contra as variantes do Brasil e do Reino Unido, embora o mesmo não aconteça com a variante da África do Sul. Eu não cuido da parte de distribuição de vacinas, mas posso adiantar que a Moderna, por ser uma empresa pequena, então sugiro que o governo brasileiro (seja o Ministro da Saúde ou o próprio Presidente) nos telefone e nos acione o mais rápido possível", aconselhou. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já fechou acordo com a Moderna, e prevê a chegada de 13 milhões de doses no segundo semestre de 2021.

O debate pontuou também questões importantes sobre a tecnologia de vanguarda utilizada na criação da vacina contra a Covid-19, e mostrou a importância do espírito empreendedor de imigrantes e suas indispensáveis contribuições para os campos do conhecimento e da ciência - Nader, juntamente com sua família, emigrou do Líbano para a França em 1983, e explicou que foi a primeira oportunidade que recebeu em seu novo país, onde deu início à sua carreira.

"Quando cheguei em Paris em 83, tudo mudou quando me foi dada a oportunidade de trabalhar no Instituto Pasteur, que foi quando me apaixonei pela pesquisa e a criação de vacinas. Vejo muitas intersecções entre os diferentes mundos, e existe uma ligação entre meu status de imigrante e a produção desta nova vacina contra a Covid-19. A Moderna é uma empresa pequena, criada e formada por imigrantes, em sua maioria do Líbano, e que em poucos anos se transformou em uma das pioneiras no combate ao que conhecemos hoje como a maior pandemia a assolar a humanidade", explicou.

Diante dos números assustadores a respeito do novo Sars-Cov2, Nader explicou que a equipe da Moderna precisou de apenas 63 dias entre o sequenciamento do vírus e os primeiros testes em humanos. A vacina da Moderna tem 94,1% de eficácia. "Em janeiro de 2020, o sequenciamento do vírus foi dividido com o mundo pela China. Dois dias depois, no fim de semana, os cientistas da Moderna sequenciaram a vacina. Uma tecnologia impulsionada por imigrantes, pelos nossos cientistas. Três semanas depois a vacina estava pronta, e no dia 24 de fevereiro começaram os testes em humanos. 63 dias de processo. Isso é inédito na história da humanidade".

Após a fala de Nader, a advogada e Diretora da Câmara de Comércio Brasil-Líbano, Renata Abalém, homenageou a ciência e o trabalho dos imigrantes libaneses que possibilitaram a produção da vacina. "Hoje homenageamos a ciência, mas mais ainda, homenageamos as almas dos libaneses, que pela ciência, têm ajudado os brasileiros na luta contra um grande inimigo. Nosso aplauso aos imigrantes libaneses que aqui chegaram, formaram seus filhos e netos e estes, pela inconformidade que é natural da sua essência, se transformaram em médicos e cuidam do 

 












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 3.230.143.40 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)