Hora certa:
 

Notícias

Cannabis Medicinal no Brasil: regulamentação e evidências científicas para gestores de saúde

A Health Meds, indústria farmacêutica brasileira especializada no mercado de cannabis medicinal, reuniu informações direcionadas ao público de auditores e gestores de operadoras de saúde que têm o desafio de acompanhar as novidades do setor, inclusive sobre o avanço da Ciência com o desenvolvimento de novos estudos e pesquisas clínicas.

Os novos marcos regulatórios para a prescrição, importação, dispensação e regulação dos produtos de cannabis no Brasil (RDC 327/19 e RDC 335/20), estabelecem claramente limites de comercialização e estipula prazos e regras para adequação de importadores e indústrias farmacêuticas.

"Somos uma indústria farmacêutica brasileira que tem um laboratório nos Estados Unidos e produzimos fitofármacos, não somos distribuidores. Atuamos como facilitadores sem intermediários no processo da cadeia logística junto aos planos de saúde", explica Eduardo Rydz, diretor de Acesso ao Mercado da Health Meds.

A empresa vem contribuindo para o desenvolvimento do mercado e o melhor entendimento sobre as indicações da cannabis pautadas na Ciência. "Apostamos em ações educativas e de esclarecimento com diferentes públicos, apresentando evidências clínicas para que os decisores tenham embasamentos suficientes para atuarem em casos de excepcionalidade, evitando a judicialização", conta Rydz. Ele revela que a empresa está aberta a projetos de parcerias com operadoras que possam resultar no uso correto, direcionado e racional da cannabis medicinal, incluindo pesquisas clínicas e estudos farmacoeconômicos.

Para a Dra. Goldete Priszkulnik, médica e executiva em Saúde Suplementar, consultora sênior para Assuntos em Gestão, Regulação e Auditoria em Saúde, é importante que gestores e auditores de saúde estejam atualizados sobre os avanços do setor. "É importante discutirmos conjuntamente, buscando possibilidades e caminhos que garantam, ao mesmo tempo, a sustentabilidade do sistema e o acesso dos pacientes às novas tecnologias", diz Dra. Goldete.

Evidências clínicas

Atualmente existem uma gama de pesquisas, em diferentes fases de estudo, que demonstram as evidências clínicas, principalmente dos benefícios do canabidiol sob o ponto de vista farmacocinético e farmacodinâmico. "As principais evidências são encontradas nas indicações para epilepsia refratária ou farmacorresistente, dores crônicas, cuidados paliativos no tratamento do câncer, glaucoma, distúrbios do sono e ansiedade", revela o neurologista Flávio Rezende, mestre e doutor em Neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Health Meds.

Segundo o pesquisador, estudos pré-clínicos apontam também benefícios da substância para o tratamento de sintomas não atendidos em diversas condições médicas, como a esclerose múltipla e a doença de Parkinson, já que não altera o humor ou estado psicológico do paciente por não possuir efeitos psicotrópicos

 












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 3.238.249.157 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)