Hora certa:
 

Notícias

Câncer de pulmão: expectativa de sobrevida global salta de 8 para 80 meses em 10 anos

Na última década, houve uma grande evolução dos tratamentos na área da oncologia. Quando falamos em câncer de pulmão, por exemplo, em apenas 10 anos, a expectativa de sobrevida global passou de 8 a 80 meses. Para os profissionais que atuam na área, a medicina de precisão foi um dos fatores que mais contribuíram para esse grande salto. As inovações na área foram debatidas por especialistas durante o Lung Cancer Review, promovido pela plataforma de educação médica MDHealth.
 
“Inicialmente, os tumores pulmonares eram tratados sempre com quimioterapia. Hoje existe um teste de mutação que ajuda a entender qual é o melhor tratamento para aquele determinado paciente. De acordo com as alterações genéticas encontradas nos resultados, é possível trabalhar com tratamentos menos invasivos, como a imunoterapia”, explica Dr. Marcelo Corassa, oncologista clínico e pesquisador do A.C. Camargo Cancer Center.
 
O câncer de pulmão é considerado o tumor mais letal do mundo, com cerca de 1,8 milhão de casos fatais por ano -- sendo 30 mil só no Brasil. “É sabido que fumantes têm mais chances de desenvolver esse tipo de câncer, mas hoje sabemos que também existem casos de mutações genéticas e inclusive casos relacionados à hereditariedade”, destaca o especialista.
 
Para ele, a medicina de precisão é um dos fatores que têm contribuído para aumento da sobrevida dos pacientes e para que vivam com mais bem-estar. “O conhecimento é uma ferramenta poderosa. Com o apoio da tecnologia, conseguimos obter informações para personalizar o tratamento. Os benefícios ficam claros quando observamos um aumento de sobrevida de oito meses para mais de seis anos e o mais importante, uma vida com qualidade e bem-estar”, ressalta Dr. Corassa.
 












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 34.231.247.88 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)