Hora certa:
 

Notícias

Projeto de incentivo à leitura que usa uma máquina para trocar gratuitamente livros chega a São Paulo

Com patrocínio da EMS, a "Incrível Máquina de Livros", projeto de incentivo à leitura voltado a crianças, jovens e adultos, chegou a São Paulo, primeira cidade de seu trajeto itinerante pelo Estado, e depois circulará por 3 cidades do interior. A ação consiste no deslocamento, por locais públicos e de grande circulação, de uma van estilizada, com layout que lembra um maquinário, preparada para receber livros novos ou usados e "transformá-los", gratuitamente, em outros livros. Para realizar a troca, basta ao participante depositar uma obra em boas condições em um compartimento devidamente especificado no veículo, pressionar um botão, e, então, aguardar alguns instantes para, como em um toque de mágica, ter um novo título –que é sempre uma surpresa e pode ser levado para casa. Para a ação como um todo,serão disponibilizados cinco mil livros, com a previsão de cerca de 500 trocas por dia de realização do projeto.

A iniciativa acontece até o dia 10/11 no Centro de São Paulo, atrás da Biblioteca Mário de Andrade (Praça Dom José Gaspar). A "Incrível Máquina de Livros" visitará depois a cidade de São Bernardo do Campo, na Praça da Matriz, de 16 a 18 de novembro; Itu, na Praça Padre Miguel, de 23 a 25 de novembro; e Salto, na Praça Paula Souza, de 30 de novembro a 2 de dezembro.  

O projeto, da Infinito Cultural em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), pretende trazer para discussão, de forma leve e descontraída,  para uma sociedade cada vez mais digital, a importância dos livros na educação e formação, impactando cerca de 10 mil pessoas. "O patrocínio nos enche de orgulho porque estamos mais uma vez falando de uma iniciativa que possibilita a ampliação do acesso. Desta vez, do acesso à leitura, que é peça-chave para a educação, instrução, conhecimento e descobertas de um povo e um dos fortes pilares de responsabilidade social que defendemos na EMS", afirma Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da empresa.

A parceria reforça o histórico da EMS de incentivo a projetos de responsabilidade social com foco em educação. A empresa já é apoiadora do Instituto Qualidade no Ensino (IQE) no Nordeste brasileiro há mais de uma década; construiu, em 2008 - e mantém até hoje, em Hortolândia (SP), onde está instalado seu complexo industrial -, a EMEI Emiliano Sanchez, que atende 210 crianças da comunidade e filhos de colaboradoras, em conjunto com a Prefeitura local; e realizou em 2013 e 2014 o "Ciência em Ação", projeto com escolas do município de Hortolândia que busca fomentar o conhecimento pelo viés científico. Em 2016, o laboratório apoiou, durante a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a reedição da exposição "Menas – O certo do errado, o errado do certo", exibida originalmente em 2010 pelo Museu da Língua Portuguesa. Em 2017, entre outras iniciativas, a EMS patrocinou a edição 2017 da Feira de Literatura Infantil de Taubaté (Flit), que apresenta ao público o melhor da literatura infantil.



2ª parada: São Bernardo do Campo

Data: 16 a 18 de novembro
Horário: 10h às 19h
Local: Centro, na Praça da Matriz

3ª parada: Itu

Data: 23 a 25 de novembro
Horário: 10h às 19h
Local: Centro, na Praça Padre Miguel

4ª parada: Salto

Data: 30 de novembro a 2 de dezembro
Horário: 10h às 19h
Local: Centro, na Praça Paula Souza












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 54.225.36.143 | CCBot/2.0 (http://commoncrawl.org/faq/)