Hora certa:
 

Notícias

Mais de mil farmácias promovem campanha de combate ao diabetes

Mais de mil farmácias de todo o país oferecerão, entre os dias 26 e 30 de novembro, avaliações gratuitas para identificar e alertar a população sobre o risco do diabetes. O tema em alusão ao Dia Mundial do Combate ao Diabetes, celebrada no último dia 14, marca a nona edição das Campanhas de Saúde 2018, encabeçadas pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

A ação da entidade está alinhada com a campanha RASTREAMENTO DE CASOS SUSPEITOS DE DIABETES MELLITUS: NOVEMBRO DIABETES AZUL 2018, promovida pelo Conselho Federal de Farmácia em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes, que se estenderá até 30 de novembro.

De acordo com a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8% entre 2006 e 2016. Atualmente, atinge 8,9% da população. “A cada ano, 130 mil óbitos são registrados em decorrência desse mal”, ressalta Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.

Nos estabelecimentos participantes, os farmacêuticos irão aplicar o teste de glicemia capilar utilizando o glicosímetro (aparelho portátil que mede glicose na corrente sanguínea em segundos). Além disso, determinarão o peso, altura, IMC, medida da circunferência abdominal e realizarão um pequeno questionário. Dependendo dos resultados, os pacientes serão orientados a procurar um médico.

Em 2017, a Abrafarma promoveu nove campanhas temáticas que resultaram em 126.289 atendimentos, dos quais 50.140 (40%) corresponderam à hipertensão. Encabeçam a lista de preocupações dos brasileiros o diabetes e o colesterol, que geraram 23.266 (18%) e 14.186 (11%) atendimentos, respectivamente. As ações mobilizaram cerca de 2 mil farmacêuticos.












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 54.236.230.108 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)