Hora certa:
 

Notícias

Novartis sobe para segundo lugar em índice internacional de acesso a medicamentos

A farmacêutica suíça Novartis subiu para o segundo lugar no Índice de Acesso a Medicamentos de 2018 (Access to Medicine Index), em reconhecimento aos seus esforços de longo prazo para melhorar o acesso aos cuidados com a saúde no mundo. A companhia saltou uma posição em relação ao ranking de 2016, quando ocupou a terceira posição. Na avaliação, a companhia teve forte desempenho em doações de produtos, graças à ampla cobertura geográfica de seu programa de combate à hanseníase em 49 países, inclusive no Brasil, onde a Carreta Novartis da Saúde já beneficiou mais de 66 mil pessoas em diversos estados.

Segundo o indicador global, a Novartis permaneceu como líder do setor na gestão de acesso a medicamentos. Os recém-lançados Princípios de Acesso Novartis foram destacados como prática inovadora, pois visa integrar as estratégias de acesso na forma como a empresa pesquisa, desenvolve e distribui medicamentos globalmente. Com isso, tanto o CEO da Novartis quanto membros do Comitê Executivo agora têm objetivos de acesso como parte de seus objetivos individuais na companhia.

O Índice de Acesso a Medicamentos mede o desempenho das 20 maiores empresas farmacêuticas para melhorar o acesso a medicamentos e cuidados com a saúde em países em desenvolvimento. O ranking contempla sete categorias: gestão de acesso a medicamento; influência e conformidade de mercado; pesquisa e desenvolvimento; precificação, fabricação e distribuição; patentes e licenciamento; capacitação; e doações de produtos.

"Estamos muito satisfeitos que o Access to Medicine Index reconheceu nossas ações para expandir o acesso a medicamentos e cuidados de saúde para pacientes necessitados", disse Vasant Narasimhan, CEO da Novartis. "É uma prova de que nossa abordagem está evoluindo, desde a filantropia, passando por iniciativas sustentáveis até o compromisso de incorporar sistematicamente o acesso ao nosso modelo de negócios. Temos uma longa jornada pela frente e estamos comprometidos a fazer mais para ajudar a levar nossas terapias para mais pacientes que precisam delas".

A Novartis busca uma combinação de abordagens para expandir o acesso a seus medicamentos, por meio de filantropia, iniciativas de lucro zero, estratégias de preços equitativas e modelos de negócios sociais. Em 2017, a empresa alcançou 46 milhões de pacientes em todo o mundo por meio de iniciativas de acesso a assistência médica e 15 milhões de pessoas por meio de programas de educação em saúde.

Expansão do acesso

Na categoria de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), a Novartis subiu para o 3º lugar, em reconhecimento à sua abordagem sistemática para avaliar seu portfólio em relação às necessidades não atendidas de populações necessitadas por meio de uma unidade dedicada. Além disso, a empresa subiu 13 posições para o 2º lugar em influência e conformidade de mercado – o indicador também reconheceu o melhor desempenho em controles internos e transparência, incluindo apoio financeiro a grupos de pacientes.

O Novartis Access foi um dos programas da companhia bem avaliados, por disponibilizar parte do portfólio de medicamentos contra doenças crônicas por US$ 1 por tratamento mensal, iniciativa expandida para países na África e na Ásia. Outro destaque é o SMS for Life, que usa tecnologia móvel para gerenciar estoques de medicamentos, treinar profissionais de saúde e rastrear dados de vigilância de doenças. O ComHIP, apoiado pela Fundação Novartis e seus parceiros, ajuda a melhorar o controle da hipertensão e o autogerenciamento em Gana. Além disso, as iniciativas da empresa para fortalecer o atendimento em nível comunitário e sua abordagem para valorizar o impacto financeiro, ambiental e social de suas atividades empresariais na sociedade também são destacadas pelo índice global.












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 54.236.230.108 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)