Hora certa:
 

Notícias

Governo gasta menos de 3,5 reais por dia com a saúde do brasileiro

O Conselho Federal de Medicina (CFM) elaborou um relatório utilizando dados oficiais para saber como nossos dirigentes manejam as verbas nesse serviço básico. De acordo com os cálculos, a saúde de cada cidadão do país custou 1271,65 reais aos cofres públicos em 2017 — ou 3,48 reais por dia. Apesar de existir um aumento médio de 3% nesse valor a cada ano, ele está defasado quando comparado ao índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA).

Entre 2008 e 2017, esse indicador teve uma variação de 80%, enquanto a correção dos gastos no setor ficou em 26%. Isso significa que existe um descompasso nos investimentos de quase 42%. Outro dado que chama a atenção é o desperdício. Nos últimos 14 anos, o Ministério da Saúde deixou de aplicar 174 bilhões de reais do que tinha previsto em orçamento. Esse dinheiro poderia beneficiar uma população em ritmo acelerado de envelhecimento, que vai precisar cada vez mais de cuidados com doenças crônicas, como diabetes e pressão alta.


Fonte: Interfarma












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 34.204.171.108 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)