Hora certa:
 

Notícias

AstraZeneca traz ao Brasil o vencedor do Prêmio Nobel em Química de 2016

A AstraZeneca, biofarmacêutica global, em parceria com o Nobel Media, traz pela quarta vez ao Brasil um ganhador do prêmio Nobel como parte do Nobel Prize Inspiration Initiative –programa global que tem como objetivo inspirar e envolver jovens cientistas, comunidades médica e científica e público em geral –, e que leva premiados pelo Nobel a universidades e centros de pesquisa, a fim de reforçar o comprometimento da empresa com suas prioridades estratégicas,  voltadas à inovação e liderança científica.
 
Sir Fraser Stoddart, Nobel de Química de 2016, ministrará palestras na Universidade de São Paulo, ANVISA, Universidade de Brasília e Instituto Nacional de Câncer (INCA), fazendo um paralelo de sua descoberta das máquinas moleculares ao avanço na nanotecnologia e na medicina. No ano de 2015, o cientista publicou, junto com os colegas Jean-Pierre Sauvage e Bernard L. Feringa, estudo na área de máquinas moleculares, no qual desenvolveram moléculas cujos movimentos podem ser controlados por meio do aumento de energia, para realizar funções, o que é crucial para a nanotecnologia. Este trabalho rendeu ao trio o Prêmio Nobel em Química de 2016.

A criação das máquinas moleculares permitiu o desenvolvimento de minúsculos dispositivos que podem ser utilizados na criação de materiais com a capacidade de se “autoreparar”, por meio de estímulos externos. Um exemplo do benefício que esta descoberta trouxe, é que estas máquinas podem funcionar como nano robôs, levando medicamentos diretamente para células cancerígenas, ou na confecção de novos materiais inteligentes que consigam se adequar de acordo com o ambiente. Por conta disso, as máquinas moleculares são atualmente uma revolução da medicina e da informática.

Para o presidente da AstraZeneca Brasil, Fraser Hall, apoiar essa ação é fundamental para o desenvolvimento da ciência. ‘’Estamos sempre pensando no futuro e no desenvolvimento da ciência. E para isso, é fundamental promover encontros como esse, entre grandes cientistas e pesquisadores e jovens que poderão criar grandes descobertas para o mundo”, diz Fraser.












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 3.90.108.129 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)