Hora certa:
 

Notícias

Novalgina lança livro “100 razões para dar colo”

Prestes a completar um ano do lançamento do manifesto que deu origem à campanha “Comece o cuidado com o colo”, Novalgina lança o livro digital “100 razões para dar colo”. A marca, que pertence à farmacêutica Sanofi, tem como propósito reforçar o poder do colo no desenvolvimento físico e emocional e na criação de vínculos afetivos no ser humano, fator essencial em um momento de mal-estar, como febre e dor.
 
Agora, com o objetivo de compartilhar todas as razões para dar colo que a marca descobriu ao longo de 2019, a obra reúne depoimentos de médicos, colaboradores Sanofi, ONGs, personalidades e influenciadores digitais convidados a registrar suas experiências pessoais com esse gesto de afeto. Dentre os que contribuíram com o livro, estão nomes como Marcos Mion, Rafa Brites e Marcos Piangers, além do psicólogo Alexandre Coimbra, da psicanalista e Diretora do Instituto Gerar, Vera Iaconelli, e da pediatra da Clínica Conviva e do Hospital Israelita Albert Einstein, Florência Fuks.
 
Desde que a campanha foi lançada, a hashtag #PoderdoColo tomou as redes sociais, provando que, nos dias de hoje, em que as pessoas estão cada vez mais ocupadas e ao mesmo tempo solitárias, o colo se tornou ainda mais necessário. É um espelho do que mostram os estudos do pediatra e psicanalista inglês, Dr. Donald Winnicott, referência em relevância do holding (abraçar, dar colo, sustentar) e do handling (manipular, manusear) para a constituição do psiquismo1. O estudioso confirma teorias que demonstram que crianças em tratamento para necessidades físicas, porém carentes de afeto podem apresentar sintomas relacionados com depressão e outras doenças emocionais1. Um outro estudo, desenvolvido no Brasil, mostrou que o estímulo do contato físico tem função terapêutica, chegando ao nosso cérebro antes da dor2.
 
“Acreditamos que a saúde plena passa, invariavelmente, pelos vínculos afetivos. Poder reunir, neste livro, depoimentos genuínos e provas científicas que traduzem a importância do colo para o bem-estar físico e emocional das pessoas, nos faz ter a certeza de que projetos como esse, além de nos proporcionar grande orgulho, nos direcionam para o caminho certo como parceiros na jornada de saúde dos pacientes”, destaca Joaquin Ortega, diretor de marketing da unidade de CHC da Sanofi.
 
Joaquin também afirma que a campanha “reforça o valor emocional da marca, além da tradição e eficácia de Novalgina, que faz parte da história das famílias, atuando como aliada no alívio de febre e dor há quase 100 anos, em diferentes momentos da vida”.
 
“Essa campanha não foca em anunciar ou vender só o remédio em si, mas em todo o cuidado que contribui para a cura de uma pessoa com febre e dor.  Ela retrata a sensibilidade que o colo representa por meio de um trabalho igualmente sensível, um livro com 100 frases e ilustrações sobre o tema, e vai além dele, com ações integradas de digital e conteúdo”, afirma Domênico Massareto, CCO da Publicis, agência responsável pela produção do livro. O livro já está disponível para download gratuito por meio do link: www.novalgina.com.br/100razoesparadarcolo

1. Referências às obras de D. W. Winnicott publicadas em português:
  • 1958: Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000.
  • 1964: A criança e seu mundo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.
  • 1965: A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
  • 1965: O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento
  • emocional. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
  • 1971: O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
  • 1971: Consultas terapêuticas em psiquiatria infantil. Rio de Janeiro: Imago, 1984.
  • 1977: The Piggle: o relato do tratamento psicanalítico de uma menina. Rio de Janeiro: Imago,
  • 1979.
  • 1984: Privação e delinqüência. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
  • 1986: Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
  • 1986: Holding e interpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
  • PRESS RELEASE
  • 1987: Os bebês e suas mães. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
  • 1987: O gesto espontâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
  • 1988: Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
  • 1989: Explorações psicanalíticas. C. Winnicott, R. Shepperd e M. Davis (orgs). 2ª reimpressão.
  • Porto Alegre: Artes Médicas, 2005.
  • 1993: Conversando sobre crianças [com os pais]. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  • 1996: Pensando sobre crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997
2. Ramada NC, Almeida Fde A, Cunha ML. Therapeutic touch: influence on vital signs of newborns. Einstein (Sao Paulo). 2013 Dec;11(4):421-5. English, Portuguese.
 
 

 












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 34.204.171.108 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)