Hora certa:
 

Notícias

Ação em farmácias ajudará idosos a organizar rotina de medicamentos

Cerca de 80% dos idosos têm alguma doença crônica. Seis em cada dez consomem mais de cinco medicamentos por dia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Para ajudar os idosos a controlar o uso de remédios, cerca de mil farmácias e drogarias de todo o país farão uma campanha de revisão medicamentosa gratuita entre até 1º de novembro.

A ação será alusiva ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, e marca a oitava edição das Campanhas de Saúde 2019 da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). “Esse serviço evita problemas de saúde relacionados à automedicação e gastos desnecessários para o paciente, ao avaliar qual o grau de cumprimento do regime posológico prescrito pelo médico, apontando dificuldades e oportunidades de melhoria”, ressalta Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

Além de dar orientações, os farmacêuticos preencherão uma tabela com dados sobre horários, dosagem e nome dos medicamentos do paciente. “É importante levar no dia não só os medicamentos prescritos, mas aqueles usados por automedicação ou uma lista descrevendo todos eles”, recomenda Barreto. De acordo com a campanha, o ideal é fazer um check-up dos remédios com o farmacêutico pelo menos uma vez a cada seis meses.

As campanhas de saúde integram o programa de Assistência Farmacêutica Avançada, que está promovendo uma grande transformação nas redes brasileiras. Os serviços clínicos nas drogarias são legitimados pela Lei Federal n° 13.021/2014 e regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente, mais de 2,9 mil farmácias em 350 municípios, disponibilizam atendimentos clínicos com agendamento prévio e custo acessível. Para os próximos meses, estão previstas ações sobre diabetes e uma campanha de prevenção de câncer de pele, que passou a integrar a programação de 2019. 

 












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 34.237.51.35 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)