Hora certa:
 

Notícias

CONITEC dá parecer favorável a novas opções de tratamento para o diabetes

O órgão governamental responsável pela avaliação da inclusão de novos medicamentos nas farmácias do Sistema Único de Saúde, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC), é favorável a disponibilização de nova opção para o tratamento e controle do diabetes tipo 2. O diabetes é uma doença que afeta 6,9% da população brasileira, o equivalente a cerca de 13 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde.

Segundo o dr. José Saraiva, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes, o diabetes é uma doença exponencial. "Por esse motivo, é importante que estejamos em constante revisão das terapias disponíveis, para ficarmos atentos às inovações e tecnologias que podem beneficiar nossos pacientes", conta.

O avanço dessa doença já é uma epidemia global: a OMS estima que o diabetes tipo 2 teve crescimento próximo a 62% na última década¹, principalmente por estar associado ao envelhecimento da população, aos maus hábitos alimentares e falta de atividade física¹. Outro mal hábito que prejudica o paciente é a baixa adesão às terapias que impacta no funcionamento do coração e dos rins, causando hipertensão, insuficiência cardíaca e renal, e outras doenças que afetam esses órgãos¹.

Por tudo isso, o diabetes se tornou uma questão de saúde pública no Brasil. Hoje, cerca de 7,2 milhões de pacientes recebem medicamento do SUS e o Ministério da Saúde investirá quase R﹩ 400 milhões a partir deste ano. "É fundamental ampliar o número de terapias disponível para a sociedade. Todos precisam alcance ao tratamento mais indicado para si e, para isso, é necessário que as terapias mais novas estejam ao alcance da mão", finaliza o especialista.

Referências:


[1] Ministério da Saúde - http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/diabetes
[2] Ministério da Saúde: http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45763-ms-avalia-atualizacao-do-protocolo-clinico-de-diabetes-no-sus












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 18.204.227.117 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)