Hora certa:
 

Notícias

Projeto Rodando o Brasil, da Vertex Pharmaceuticals, segue apoiando pacientes de fibrose cística em formato virtual

O projeto Rodando o Brasil, realizado pela Vertex Pharmaceuticals, em parceria com o Unidos pela Vida - Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, foi criado para divulgar a importância da fisioterapia respiratória como um dos pilares do tratamento da fibrose cística (FC), doença genética rara que atinge cerca de 5.000 pessoas no Brasil. Desde 2019, o projeto viajou o país com a realização de palestras e aulas práticas em mais de diversas cidades, engajando pacientes pelo país a manter uma rotina de tratamento e fisioterapia.

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o projeto segue em uma plataforma virtual com o objetivo de reforçar junto aos pacientes de FC a importância de manter o tratamento, principalmente pelo fato de pertencerem ao grupo de risco do vírus, que causa graves impactos ao sistema respiratório. Os pacientes agora têm acesso a uma série de videoaulas online e gratuitas que acontecem toda semana, desde o dia 27 de abril.

No total, serão 12 videoaulas entre abril e julho, com temas relacionadas à fisioterapia respiratória. As transmissões contam com a participação do fisioterapeuta Dr. Evanirso da Silva Aquino e da psicóloga, fundadora e Diretora Geral do Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, que também tem FC. "Queremos continuar dando todo o suporte para a comunidade de fibrose cística em um momento crítico para os pacientes, cuidadores e familiares, além de fortalecer a conscientização sobre como a fisioterapia é um importante pilar no tratamento multidisciplinar da FC", ressalta Verônica.

Até início de junho, foram realizadas cinco aulas, a primeira sobre higienização dos equipamentos utilizados durante a fisioterapia respiratória, a segunda sobre técnicas de fisioterapia respiratória para bebês, a terceira sobre técnicas de fisioterapia autoaplicáveis, a quarta sobre dispositivos de pressão positiva e a quinta sobre atividade física para crianças de 0 a 4 anos. "Estamos muito felizes com a excelente adesão dos pacientes e familiares, tivemos mais de 1300 participantes nas cinco primeiras videoaulas", conclui Verônica.

Para participar, não é preciso se inscrever antecipadamente. Além disso, perguntas podem ser enviadas para serem respondidas ao longo da aula e o vídeo da aula também é divulgado na íntegra nas redes sociais do Unidos pela Vida.




 












Fechar


SnifBrasil é uma publicação

(11) 5533-5900 – dpm@dpm.srv.br
O conteúdo dos artigos assinados no site e no boletim SnifBrasil é de responsabilidade de cada um dos colaboradores. As opiniões neles impressas não refletem, necessariamente, a posição desta Editora.
Não é permitida a reprodução de textos, total ou parcial sem a expressa autorização da DPM.
Informações adicionais poderão ser solicitadas pelo e-mail editor@snifbrasil.com.br.
Qualquer problema, ou dificuldade de navegação poderá ser atendido pelo serviço de suporte SnifBrasil, pelo e-mail suporte@snifbrasil.com.br

Seu IP: 34.204.187.106 | CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)